Mini Wedding - Casamento por R$10.000,00!

28/01/2016
Eu amo o assunto casamento, e há muito tempo venho buscando dicas e idéias para quando for organizar o meu. Então resolvi compartilhar algumas (das milhares) de formas para montar um casamento dos sonhos sem gastar muito com isso.
O que eu pretendo para o meu, é um casamento mais intimista - o famoso mini wedding, para até 100 pessoas. Quem me acompanha no Pinterest já deve ter  visto os meus painéis sobre o assunto, então reuni nesse post algumas dessas boas ideias.
Quem chamar?
A primeira dica é montar a sua lista de convidados, se o casamento é mais intimista só inclua na lista os familiares e amigos mais próximos. Lembrando que: uma lista restrita não significa deixar de convidar todo mundo, e sim, priorizar a presença de quem realmente importa nesse dia tão importante. Não se sinta culpada por não convidar "um ou outro".
Onde fazer e o que servir?
Quando a lista estiver pronta, é hora de decidir o buffet e local da festa. Fazendo a cerimônia e a festa no mesmo local você economiza uma grana boa, que da para investir em outras opções e ainda pode sobrar. Dê valor a fornecedores locais, salgadeiras e doceiras menores podem ser uma excelente escolha na hora de contratar os comes e bebes.
Faça uma planilha de planejamento financeiro, deixando claro o "saldo" que você tem em caixa para gastar. Isso vai ajudar a você tomar um rumo dos gastos do seu casamento, sem perder o freio. São locais bons para fazer a festa sítios, salão de festas do condomínio, casas com espaço amplo ou chácaras, tudo isso, se for próprio, de algum parente ou amigo, pode ser considerado um gasto a menos no seu orçamento da festa. Para o buffet tem uma conta simples de itens por convidados, veja:
Decorando a festa
Para a decoração do Mini Wedding, é ideal colocar a mão na massa! Se os noivos não possuem tempo para fazer as decorações, é possível contratar um planejador ou decorador que entreviste os noivos e dê um toque especial para a cerimônia. Flores e velas são boas formas de dar um ar romântico para um casamento.
Os arranjos podem ser feitos em garrafinhas de vidro, enquanto as velas dispostas dentro de pequenas gaiolas dão um charme especial. Aproveite o clima intimista e deixe um pequeno mimo para cada convidado. Um pequeno cupcake com um cartão de agradecimento é muito bem-vindo! Um quadro de recados pode ser feito com cortiça ou tinta lousa. Será uma lembrança linda para colocar na nova casa dos noivos!

Invista também no "DIY", faca você mesma a decoração das mesas e salão de festas de acordo com o tema escolhido, você vai economizar tempo (de espera das encomendas) e dinheiro (mão de obra + lucros) e ainda vai ter os enfeites com a sua cara e do jeitinho que você sonhou. Vou fazer alguns posts futuros com vários diy ensinando a fazer algumas decorações, acompanhem o blog.
Quando casar?
A data influencia muito no seu orçamento final também, então resolvi complementar o post com um calendário que vai te ajudar a decidir o dia do tão sonhado casamento. De acordo com suas necessidades - ou pra quando quiser mesmo. Se a ideia for economizar, aposte nos meses em que eventos não são tão focados, pois os descontos costumam ser ótimos.

Na ponta do lápis
Depois de fazer seus orçamentos, separe por valor ou importância cada item para saber quanto está gastando com cada coisa e priorizar o que for melhor. Fiz uma listinha com alguns valores que vi, tirando como base locais e fornecedores (os mais baratos) que encontrei em BH, "googlando".
Agora, resta você colocar as dicas em prática e montar o seu casamento dos sonhos. Pra você que assim como eu, está pensando a longo prazo, uma ótima sacada é o DIY usando produtos baratinhos, caixinhas de mdf personalizadas, flores artificiais, itens reciclados e minimalistas. Na hora de escolher a lembrancinha da festa, não abuse. A melhor lembrança que se pode ter, são os momentos de imensa felicidade que o momento trás. Dica de amiga: o dólar esta alto, eu sei, mas abuse e use do nosso amigo Aliexpress, tem muito item lindo e baratinho lá, é só pesquisar com paciência que  da certo.
Estou empolgada com o assunto e pesquisando várias dicas que em breve trarei em novo post, aguardem! Se tiverem alguma dica que considerem valiosa, compartilhe!
Beijos e até o próximo.






Comentários
0

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que acharam?