Guia de compras no Aliexpress

13/04/2017
Oi amores, como estão as coisas por ai? No post de hoje eu vou contar pra vocês algumas dicas de como fazer uma boa compra no Aliexpress, que descobri ao longo dos meus longos anos de consumismo nesse site - e acredite, eu já comprei muita coisa por lá!, posso dizer que sou Expert no assunto. Então vou fazer um estilo de "guia de compras na China" e se vocês gostarem, mostro em outros sites também.

Não se assuste se essa é a primeira vez que você entra no Aliexpress - amiga, em que mundo você estava vivendo?, e está espantada com os preços, achando que isso não pode ser real. Escolhi um produto para analisar do jeito que eu faço, em detalhes.
O primeiro passo é avaliar o vendedor do item que você escolheu. E pra isso, você vai observar algumas características. Vamos ver?
"Uma bolsa linda e com preço mara! Vou comprar agora, sim ou claro?" 
Esse foi o meu primeiro pensamento quanto comprei meu primeiro item no Ali, mas infelizmente tive uma compra frustrada. Foi ai que eu descobri o "macete" da compra perfeita:
1) Qual o nível e avaliação do vendedor?
Nesse exemplo, a loja é Vogue Star Bag, está cadastrada ha 4 anos e tem 97.8% das suas avaliações positivas, e soma mais de 50k de pontos de avaliações(cada ponto é somado pelo número de estrelas que o produto ganha na avaliação dos clientes).
2) Qual a avaliação do produto e número de pedidos?
Essa bolsa foi teve 5.044 vendas e avaliação dela é 4.8, ou seja, a maioria dos compradores ficaram satisfeitos com o produto. As estrelas avaliam se o produto veio igual a descrição, a comunicação com o vendedor e a rapidez com a qual a loja envia pra você. (Clique aqui para ver o produto no site).
Agora que você já sabe como verificar se o vendedor é bom ou ruim, é hora de avaliar o produto escolhido e saber se ele é isso tudo que aparenta ser. Então atenção:
1) Leia a descrição do item para saber o material, tipo de aviamentos (no caso da bolsa), tamanho e cor.
2) Veja as fotos do anúncio, para ter ideias das dimensões reais do produto e principalmente da estética do material.
3) Leia as notas adicionais sobre o produto, quanto mais informações você souber, mais certeza vai ter sobre a qualidade.
4) Verifique os detalhes do pacote - não pode se esquecer de que é uma compra internacional e passa pela alfândega, pois você pode ser taxada pela receita federal e ter que desembolsar mais uma boa grana para o produto ser liberado pelos correios.
Nesse momento você já viu todas as informações que a loja disponibilizou sobre o produto em questão. Mas eu sou do tipo que "só acredita vendo", então vou te mostrar como comprovar de vez se vale o seu investimento: as avaliações dos outros clientes! 
1) Selecione as avaliações de clientes do seu país, pois a experiência de envio costumam ser parecidas, assim vocês terão mais noção de como vai funcionar.
2) Leia a avaliação dos outros clientes, pra saber quais foram as opiniões deles, e principalmente para não ficar na expectativa de um ótimo produto, e ficar frustrada, caso não seja o que você esperava.
3) Por fim, olhe o máximo de fotos que outros compradores enviaram sobre o produto, pois aquele é o item final, e você pode ter mais ideias do real estado em que o produto é vendido.
Claro que encontramos algumas avaliações negativas ou com alguns problemas, e cabe a você decidir se esses detalhes fazem com que o produto perca a qualidade e deixa de valer a compra.
Então, agora que vocês já sabem como escolher bem a loja e produto, é só partir para as compras!
PS.: Se comprarem algo muito legal, volta pra me contar - e me mandar o link, claro, pois vou adorar comprar também! E aí, o que acharam das dicas? Me contem!

33 comentários :

  1. Oi, Julie.
    Lembro que minha primeira compra não foi como esperava comprei um vestido que seria tamanho grande quando chegou servia na minha sobrinha de 10 anos ahaha.
    Hoje olho cada detalhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha aconteceu o mesmo comigo! Comprei um vestido que hoje uso como blusinha!Ainda bem que teve solução né?! Bjs <3

      Excluir
  2. Gosto do Ali porque as coisas são muito mais em conta. Minha próxima compra será uns kits de pincéis.
    Amei seu post, realmente temos que prestar bastante atenção na hora de comprar nesse site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, tudo tão baratinho né?! Mas não dá pra confiar sempre, as vezes compramos "gato por lebre" ahhaha tem que prestar atenção mesmo. Bjss

      Excluir
  3. Ótimo post. Conheço o AliExpress, mas morro de medo de fazer compras internacionais. Vejo TANTOS problemas, e também tem a questão da alfândega, né? Mas teu post foi esclarecedor, TALVEZ eu tente um pouquinho. rsrs
    Obrigada pelas dicas.

    Beijos!
    Amanda
    Metamorphya••• Particpe do Sorteio de 1 Ano do Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, depois de ver mtos problemas eu fiquei com receio também, mas depois que aprendi esses truques, não tive tantos problemas :D

      Excluir
  4. Amei o seu post. Sou uma dessas pessoas de "outro planeta" que ainda não comprou no Ali, mas seu post me motivou a já ir lá e ver coisas para comprar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se achar alguma coisa legal por la e decidir comprar, volta pra me contar! <3

      Excluir
  5. Adorei o post, sempre compro no aliexpress e temos que ficar espertas, porque tem muito vendendor tentando enganar, entao sempre olho os comentarios e procuro foto dos produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala! No começo eu sempre caia no golpe dos vendedores espertinhos :/

      Excluir
  6. Aprendi a fazer esse processo a duras penas!
    Só tive 1 produto que não chegou, e uns 4 que não serviram kkkk

    ResponderExcluir
  7. Precisava do seu post, tenho muito medo de comprar e ser taxada ou não vir como imaginava. Suas dicas me ajudaram e vou me arriscar a comprar algumas coisinhas, rs.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta se sua compra deu certo! Vou amar saber!

      Excluir
  8. Eu tenho muito medo de comprar la, e esperar muito tempo, ser taxada e tal.. amei suas dicas e nada melhor do que a experiencia de quem já comprou pra nos dar mais confiança né? beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi Lu, esperar muito tempo é o que a gente mais faz quando compra no Ali kkkkkk não tem jeito, demora meeeesmo.

      Excluir
  9. Juro que nunca fiz compras na Aliexpress, mesmo já tendo ouvido que os preços são incríveis haha. Nunca tinha tido curiosidade de comprar, pois, por ser um site internacional, eu ficava meio temerosa.

    Seu guia ficou maravilhoso, bem completinho e explicativo :) quem sabe eu até faça alguma compra por lá? hehe (ps: essa bolsa que você pegou de exemplo é linda demais *-*)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, quando a gente n conhece mt, rola desconfiança na loja... Sobre a bolsa, um amorzinho né?!

      Excluir
  10. Que amor de blog <3
    Comprei no Aliexpress duas vezes na vida, uma camiseta e uma case com luz lateral pro celular, ambos chegaram em perfeito estado e sem taxas, que é o melhor haha
    Mas de verdade, se tivesse visto um post como o seu antes, ia me ajudar muito porque foi um perrengue comprar lá pela primeira vez HAHAHAHA
    Amei, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Chegar sem taxa é a melhor parte *-* eu sou meio azarada e sou taxada na maioria das vezes, mesmo quando o pacote é pequeno, acredita?! Bjss

      Excluir
  11. Oi !
    Eu nunca comprei no Aliexpress por medo do produto não ser do jeito que está na foto ou descrito !
    Mas com essas suas dicas acho que vou criar coragem hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor maneira de saber como é o produto real, é olhando as fotos dos outros clientes mesmo, da pra ter uma boa noção. bjus

      Excluir
  12. Muito legal seu guia, mas eu tenho medo de comprar e não chegar rsrs Falta coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhahahaha é normal! Se animar depois tenta comprar uma coisa de 1 dólar, só pra testar ;)

      Excluir
  13. Muito bom as dicas, e sempre me atento a esses detalhes para fazer boas compras, afinal, o Ali é o Ali! Beijo :*

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, bem detalhadas. Eu nunca comprei nada no Ali, mas minha filha já. Eu admirei a paciência dela em relação ao tempo de entrega, mas sempre veio tudo direitinha. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Quel, eu tb fico admirada com a minha capacidade de esperar as compras chegarem, mas confesso que n saio do site dos correios kkkkkk todo dia atualizando o rastreio pra ver se mudou o status XD

      Excluir
  15. Amei as dicas Juju!!!
    Isso de olhar os comentários é ótimooo, faço sempre que compro pela internet tbm!

    ResponderExcluir

O que acharam?